Desempenho cognitivo-linguístico e achados de neuroimagem de escolares com dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

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Simone Aparecida Capellini
Fábio Henrique Pinheiro
Maria Dalva Lourenceti
Niura Aparecida de Moura Ribeiro Padula
Giseli Donadon Germano

Resumo

Objetivo: Este estudo buscou caracterizar e comparar os achados cognitivo-linguísticos e a neuroimagem de escolares disléxicos, com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade e bom desempenho acadêmico. Métodos: Participaram 53 escolares, divididos em GI, 17 escolares disléxicos; GII, 17 com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade e GIII, 19 com bom desempenho acadêmico. Realizou-se o teste de desempenho cognitivo-linguístico e o exame de neuroimagem. Resultados: Os resultados indicaram desempenho inferior de GI e GII em relação aos desempenhos cognitivo-linguísticos do GIII. Os resultados de neuroimagem indicaram hipoperfusão na porção mesial do lobo temporal-esquerdo para GI e no frontal-esquerdo para GII. Conclusão: O perfil cognitivo-linguístico dos escolares do GI e GII pode ser decorrente das alterações de fluxo sanguíneo em regiões do sistema nervoso central.

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