Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista ABCS Health Sciences é um periódico inter e multidisciplinar, arbitrado e aberto a contribuições da comunidade científica nacional e internacional. Sua missão é publicar e disseminar contribuições relevantes de interesse da área da Saúde.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Cartas ao Editor

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Originais

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Revisão

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os manuscritos recebidos (em português ou inglês) são submetidos a processo de revisão por pares. O corpo editorial escolhe especialistas externos para emitirem anonimamente parecer sobre o manuscrito. Esses pareceres são enviados aos autores, juntamente com comentários dos editores. Caso haja possibilidade de publicação, os autores devem revisar o manuscrito levando em conta as sugestões e correções ou apresentar justificativas para o não-atendimento das mesmas. Caso não haja contato do autor em três meses, entende-se que não existe mais interesse em publicação. Os manuscritos serão encaminhados para publicação somente após o final da avaliação pelos especialistas externos e a aprovação pelo corpo editorial da revista.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

O arquivamento da ABCS Health Sciences no sistema LOCKSS é realizado pela Rede Cariniana do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia). Saiba mais...

 

Taxa de Processamento de Artigos

Esta revista não cobra qualquer tipo de taxa dos autores para submissão e processamento de manuscritos.

Autores que desejarem a inclusão de imagens coloridas em seus artigos publicados na versão impressa da revista deverão arcar com os respectivos custos adicionais ao serviço de impressão.

Autores que desejarem publicar versão em inglês de artigos aprovados que foram originalmente submetidos em português poderão contratar serviço de tradução oferecido pela revista.

 

Considerações Éticas

A ABCS Health Sciences segue as condutas éticas e orientações do documento Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly Work in Medical Journals (disponível em www.icmje.org) para publicação de artigos científicos. Além disso, exige-se todos os critérios éticos da pesquisa (com seres humanos ou com animais) devem ser respeitados. Para tanto, os autores devem explicitar na seção “Métodos” ou “Relato do caso” que a pesquisa foi conduzida dentro dos padrões exigidos pela Declaração de Helsinque e pela Resolução nº 196 de 1996 do Conselho Nacional de Saúde, bem como devem descrever no manuscrito que a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição onde a pesquisa foi realizada (citando o número do protocolo do parecer de aprovação emitido pelo comitê).

 

Política Anti-Plágio

Todos os manuscritos recebidos sofrem análise por software anti-plágio iThenticate. Manuscritos apresentando elevada similaridade de texto serão recusados.

 

Indexadores e Bases de dados