O ensino de otorrinolaringologia na graduação médica

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Osmar Clayton Person
Renata Ribeiro de Mendonça
Ricardo Yoshimura
Tatiana Regina Teles Abdo
Ednalva Barros dos Reis Mattiuz
Priscila Bogar Rapoport

Resumo

Introdução: o currículo dos cursos de graduação das escolas médicas tem sido tema de amplos debates com o objetivo de proporcionar uma formação mais generalista e humanizada ao médico, atendendo às necessidades de que carece a maior parte da população. Nesse contexto, praticamente não há avaliações de necessidades curriculares em otorrinolaringologia no Brasil. Objetivos: o trabalho procurou avaliar a necessidade do ensino prático de otorrinolaringologia na graduação médica na Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Material e método: para tal, 87 alunos do 6o ano da FMABC avaliaram, por meio de um questionário, situações clínicas comuns na especialidade, caracterizando-as segundo a necessidade de atendimento urgente (por médico generalista), urgente (por médico especialista), ou não-urgente (ambulatorial). Resultados: em 80% dos casos as respostas foram consideradas adequadas; em 16% inadequadas e em 4% eram possíveis, porém não as melhores. As maiores dificuldades surgiram em casos que envolviam noções práticas na especialidade. Conclusão: o ensino prático básico de otorrinolaringologia na graduação médica na FMABC pode contribuir na formação do médico generalista.

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Referências

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