Effects of different strength training protocols on sarcopenia influencing parameters in older adults: a systematic review

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Farah Registre
Lilian Maria Peixoto Lopes
Perciliany Martins Souza
Lenice Kappes Becker
Diego de Alcantara Borba
João Batista Ferreira Júnior
Emerson Cruz de Oliveira
Daniel Barbosa Coelho

Abstract

Introduction: Sarcopenia is characterized by the reduction of skeletal muscle mass and its functionality. Several of the parameters that influence sarcopenia are modified by strength training. Objective: To review the effects of different strength training protocols (frequency, duration, and intensity) on parameters that influence sarcopenia. Methods: This is a systematic review of original, quantitative, observational studies, published between 2010 in 2020, in English, Spanish and Portuguese, and indexed in the SciELO, PubMed, and CAPES databases. The terms used search were: “muscle strenght” (“força muscular”, “fuerza muscular”), “sarcopenia” (“sarcopenia”), “aging” (“envelhecimento”, “envejecimiento”), “olders” (“idosos”, “ancianos”), “strength training” (“treinamento de força/resistência”, “entrenamiento de fuerza”). 215 articles were retrieved and 11 met the inclusion criteria, being included in the review. Results: Among the 11 studies analyzed, it is observed that strength training applied in different protocols was efficient in improving parameters such as muscle mass and strength, body balance, and performance in diagnostic tests of sarcopenia. Conclusion: This review highlights the benefits of the practice of strength exercise in different protocols on parameters that influence the onset of sarcopenia in older adults. The exercise of strength is presented as an applicable, practical, and non-pharmacological means of preventing sarcopenia.

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How to Cite
Registre, F., Lopes, L. M. P., Souza, P. M., Becker, L. K., Borba, D. de A., Ferreira Júnior, J. B., Oliveira, E. C. de, & Coelho, D. B. (2022). Effects of different strength training protocols on sarcopenia influencing parameters in older adults: a systematic review. ABCS Health Sciences, 47, e022308. https://doi.org/10.7322/abcshs.2020231.1683
Section
Review Articles
Author Biographies

Farah Registre, Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Ouro Preto (MG), Brazil

Possui graduação em Medicina - Universidad Tecnologica de Santiago (2016) e mestrado em Saúde e Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (2019). Tem experiência na área de Medicina.

Lilian Maria Peixoto Lopes, Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Ouro Preto (MG), Brazil

Nutricionista e Mestre em Saúde e Nutrição com ênfase em Bioquímica e Fisiopatologia da Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Perciliany Martins Souza, Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Ouro Preto (MG), Brazil

Graduada em Educação Física Bacharelado (2013) e Licenciatura (2015) pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Ciências Biológicas na área de Bioquímica Metabólica e Fisiológica (2017). Atualmente é aluna de doutorado do programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto, onde realiza suas pesquisas no laboratório de Psicofisiologia.

Lenice Kappes Becker, Escola de Educação Física, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Ouro Preto (MG), Brazil

Lenice Kappes Becker possui formação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2000), mestrado (2003) e doutorado em Ciências, área de concentração Fisiologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é professora Associada da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto. Coordenadora Pesquisadora do Laboratório de Fisiologia do Exercício atuando em linhas de pesquisa: Recursos e suplementos para atletas e praticantes de exercício físico. Sarcopenia e Exercício Físico, Sistema cardiovascular e exercício físico. Angiotensina-(1-7) e exercício físico. Coordenadora do projeto de extensão Fitness-Pró Modalidades de Ginástica. Professora de Fisiologia do exercício, Grupos Especias e Ginástica de academia.

Diego de Alcantara Borba, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Belo Horizonte (MG), Brazil

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Formiga (2005), mestrado em Treinamento Esportivo (2010) e doutorado em Ciências do Esporte (2019) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor de ensino superior da Universidade do Estado de Minas Gerais e professor auxiliar da Fundação Universidade de Itaúna. Tem experiência na área de Educação Física escolar, fitness, futebol, voleibol e atletismo.

João Batista Ferreira Júnior, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - Rio Pomba (MG), Brazil

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Treinamento Esportivo (Fisiologia do Exercício) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2014). Realizou doutorado sanduíche na The University of Oklahoma- USA. Atualmente é Professor do curso de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas de Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba.

Emerson Cruz de Oliveira, Escola de Educação Física, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Ouro Preto (MG), Brazil

Atuo como coordenador do subprojeto de Educação Física do PIBID-UFOP e como o coordenador do NDE do curso de Licenciatura em Educação Física da UFOP. Atuei como coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física de 2015 a 2017. Atuei como coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFOP de 2014 a 2015 trabalhando ativamente na separação dos colegiados. Estudo aspectos bioquímicos, fisiológicos, imunológicos e nutricionais envolvidos na resposta ao exercício e treinamento físico. Também estudo a formação e a atuação profissional de professores de Educação Física. Sou professor Associado I lotado na Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto - EEFUFOP. Cursei doutorado em Ciências Biológicas (29-11-2011), mestrado em Ciências Biológicas (11-05-2007) ambos pela Universidade Federal de Ouro Preto. Cursei Licenciatura e Bacharelado em Educação Física (30-01-2004) ambos pela Universidade Federal de Viçosa.

Daniel Barbosa Coelho, Escola de Educação Física, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Ouro Preto (MG), Brazil

Doutorado (2011) e Mestrado (2005) em Ciências do Esporte com área de pesquisa em Treinamento Esportivo e linha de pesquisa em Fisiologia do exercício, Metabolismo e Termorregulação pelo Programa de Pós-graduação em Ciências do Esporte da E.E.F.F.T.O da U.F.M.G. e Graduado em Educação Física (2001) (UFMG). Tem experiência com pesquisas em fisiologia do exercício, testes de esforço de campo e laboratório, fisiologia do futebol. Áreas de estudos com ênfase: fisiologia do futebol (monitoramento do esforço, microtrauma muscular e avaliação física), genética e desempenho esportivo, sarcopenia e treinamento de força. Atua como orientador permanente do Programa de mestrado em saúde e nutrição da UFOP. Experiência com ensino de graduação das áreas de metodologia científica, futebol, fisiologia do exerício, treinamento esportivo e atividade física de aventura

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