Atividades extracurriculares: uma perspectiva comparativa entre faculdades de saúde no Brasil e na Irlanda

Conteúdo do artigo principal

Iago Gonçalves Ferreira
Luciana Brandão Carreira
Niamh Murphy
Audrey Cabral Branches Soares
Paula Caroline Coelho Fonseca
Luis Eduardo Almeida de Sousa

Resumo

Introdução: A universidade influencia o desenvolvimento psicossocial e cognitivo dos estudantes, moldando sua visão geral acerca da carreira profissional. As atividades extracurriculares (AEs) representam formação complementar no contexto universitário, aprimorando habilidades críticas e técnicas. Objetivo: Descrever o perfil das atividades extracurriculares desenvolvidas em duas diferentes universidades: Universidade do Estado do Pará (UEPA), no norte do Brasil, e o Waterford Institute of Technology (WIT), no sudeste da Irlanda, no período de Março a Maio de 2015. Método: O estudo caracterizase como descritivo, transversal e observacional, com casuística de 452 universitários de 5 cursos: Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional na UEPA (n=306), Promoção de Saúde e Estudos de Saúde, Exercício no WIT (n=146). Os dados foram coletados por meio de questionário autoaplicável. Resultados: Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes desenvolvia atividades extracurriculares (80%), com maior participação feminina (60%). Os estudantes acreditam que as AEs contribuem para sua formação (87%) e tiveram suas motivações iniciais satisfeitas (97%). Entre as atividades mais desenvolvidas estão ligas acadêmicas, estágios e pesquisa científica na UEPA e voluntariado e associações atléticas no WIT. Conclusão: Este estudo demonstrou que as atividades extracurriculares mais frequentemente desenvolvidas pelos graduandos da Universidade do Estado do Pará são estágios profissionais, ligas acadêmicas e pesquisa, enquanto entre os graduandos do Waterford Institute of Technology predominam a participação em voluntariado e associações atléticas. Tais divergências refletem questões de ordem social, cultural e econômicas das respectivas sociedades, podendo ter impacto no perfil de profissional formado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ferreira, I. G., Carreira, L. B., Murphy, N., Soares, A. C. B., Fonseca, P. C. C., & Sousa, L. E. A. de. (2018). Atividades extracurriculares: uma perspectiva comparativa entre faculdades de saúde no Brasil e na Irlanda. ABCS Health Sciences, 43(2). https://doi.org/10.7322/abcshs.v43i2.1080
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Iago Gonçalves Ferreira, Universidade do Estado do Pará

Médico graduado pela Universidade do Estado do Pará, com período de graduação sanduíche em Promoção de Saúde no Waterford Institute of Technology

Luciana Brandão Carreira, Departamento de Atenção Especializada, Universidade do Estado do Pará - Belém (PA)

Doutora em psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Pós-doutora em Estudos Literários pelo Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT) da Universidade Nova de Lisboa.

Professora de Psiquiatria, Departamento de Saúde Especializada, Universidade do Estado do Pará. 

Niamh Murphy, Department of Health Sport and Exercise Science, Waterford Institute of Technology - Waterford, Ireland

Doutora em Fisiologia do Exercício. 

Professora de Promoção de Saúde, Departamento de Ciência da Saúde, Exercício e Esporte, Waterford Institute of Technology. 

Audrey Cabral Branches Soares, Universidade do Estado do Pará - Belém (PA)/ Universidade Federal do Pará – Belém (PA)

Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Pará.

Médica residente em Medicina de Família e Comunidade no Centro Universitário do Pará 

Paula Caroline Coelho Fonseca, Universidade do Estado do Pará - Belém (PA)/ Universidade Federal do Pará – Belém (PA)

raduação em Medicina pela Universidade do Estado do Pará.

Médica residente em Oftalmologia no Hospital Universitário Betina Ferro de Souza, Universidade Federal do Pará. 

Luis Eduardo Almeida de Sousa, Universidade do Estado do Pará – Belém (PA)/ Hospital Porto Dias – Belém (PA)

Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Pará.

Médico residente em Radiologia no Hospital Porto Dias. 

Referências

Ferreira JA, Almeida LS, Soares APC. The academic adjustment of the first-year college students: Differences by gender, student status and domain of graduation. Psico USF. 2001; 6(1):1-10. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712001000100002

Santos AAA, Mognon JF, Lima TH, Cunha NB. The relationship between academic life and motivation for learning in college. Psicol Esc Educ. 2011;15(2):283-90. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572011000200010

Margarido MR. Atividades extracurriculares, uma opinião. Medicina. 2013;46(1):56-8. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v46i1p56-58

Peres CM, Andrade AS, Garcia SB. Extracurricular Activities: multiplicity and differentiation required for the curriculum. Rev Bras Educ Med. 2007;31(3):203-11. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022007000300002

Toyokawa T, Toyokawa N. Extracurricular activities and the adjustment of Asian international students: A study of Japanese students. Int J Intercultural Relations. 2002; 26(4):363-79. https://dx.doi.org/10.1016/S0147-1767(02)00010-X

Shamsudin S, Ismayl SF, Al-Manun A, Nordin SKBS. Examining the effect of extracurricular activities on academic achievements among the public university students in Malaysia. Asian Soc Sci. 2014;10(9):171-7.http://dx.doi.org/10.5539/ass.v10n9p171

Fior CA, Mercuri E. Formação universitária e flexibilidade curricular: importância das atividades obrigatórias e não obrigatórias. Psic Educ. 2009;191-215.

Gerrard S, Billington J. The perceived benefits of belonging to an extracurricular group within a pre-registration nursing course. Nurse Educ Pract. 2014;14(3),253-8. http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2013.11.002

Tavares CHF, Maia JA, Muniz MCH, Malta MV, Magalhães BRC, Thomaz ACP. The “Parallel Curriculum” of Third-year Medical Students of the Federal University of Alagoas. Rev Bras Educ Med. 2007;31(3):245-53. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022007000300007

Costa BEP, Hentschke MR, Silva ACC, Barros A, Salerno M, Poli-de-Figueiredo CE, et al. Reflections on the importance of the informal curriculum of the medical student. Sci Med. 2012;22(3):162-8.

Nicolescu O. Management Comparat. Uniunea Europeana, Japonia si S.U.A. Bucuresti: Editura Economica, 1997.

Oliveira AL, Freitas ME. Relações interculturais na vida universitária: experiências de mobilidade internacional de docentes e discentes. Rev Bras Educ. 2017;22(70):774-801. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782017227039

Fundação Amazônia de Amparo e Estudos e Pesquisa (Fapespa). Anuário estatístico do Pará de 2017. [cited 2018 Mar 13] Available from: http://www.fapespa.pa.gov.br/upload/Arquivo/anexo/1322.pdf?id=1489162052

Waterford Institute of Technology (WIT). About WIT. [cited 2018 Mar 13] Available from: ttps://www.wit.ie/about_wit/at_a_glance/about_wit2

Carvalho MB, Ribeiro MMF, Silva, LD, Shimomura FM. A composição do curriculum vitae entre estudantes de medicina e seus condicionantes. Rev Bras Educ Med. 2013;37(4):483-91. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022013000400003

Chehuen Neto JA, Sirimarco MT, Cândido TC, Ferreira IA, Campos RCF, Martins SC. Currículo paralelo na graduação médica na perspectiva dos estudantes. Rev Med Minas Gerais. 2013;23(4):453-63. http://www.dx.doi.org/10.5935/2238-3182.20130073

Razali NM, Wah YB. Power comparisons of Shapiro-Wilk, Kolmogorov-Smirnov, Lilliefors and Anderson-Darling tests. J Statist Mod Analytics. 2011;2(1):21-33.

Teixeira MAP, Castro GD, Piccolo LR. Adaptação à universidade em estudantes universitários: um estudo correlacional. Inter Psicol. 2007;11(2):211-20. http://dx.doi.org/10.5380/psi.v11i2.7466

Tavares AP, Ferreira RA, França EB, Fonseca Júnior CA, Lopes GC, Dantas NGT, et al. The “Parallel Curriculum” of Medical Students of the Federal University of Minas Gerais (UFMG). Rev Bras Educ Med. 2007;31(3):254-65. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022007000300008

Roulin N, Bangerter A. Extracurricular activities in young applicants’ resume´s: What are the motives behind their involvement? Int J Psychol. 2013;48(5):871-80. http://dx.doi.org/10.1080/00207594.2012.692793

Foreman EA, Rettalick MS. Using Involvement theory to examine the relationship between undergraduate participation in extracurricular activities and leadership development. J Leadership Educ. 2013;12(2):56-73.

Taquette SR, Costa-Macedo LM, Alvarenga FBF. Currículo paralelo: uma realidade na formação dos estudantes de medicina da UERJ. Rev Bras Educ Med. 2003;27(3):171-6.

Muscalu E, Dumitrascu, O. Determination of students’ satisfaction regarding extracurricular activities conducted in the university. Comparative study Romania-Germany. Proc Economics Finance. 2014;16:568-74. https://dx.doi.org/10.1016/S2212-5671(14)00841-7

Strapp CM, Farr RJ. To get involved or not: the relation among extracurricular involvement, satisfaction, and academic achievement. Teach Psychol. 2010;37(1):50-4.

Hu S, Kuh GD, Gayles JG. Engaging undergraduate students in research activities: Are research universities doing a better job? Innovat Higher Educ. 2007;32(3):167-77.

Oliveira CT, Santos AS. Percepção de estudantes universitários sobre a realização de atividades extracurriculares na graduação. Psicol Cienc Prof. 2016;36(4):864-76. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703003052015

Chaves HL, Borges LB, Guimarães DC, Cavalcanti LPG. Vagas para residência médica no Brasil: Onde estão e o que é avaliado? Rev Bras Educ Med. 2013; 37(4):557-65. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782017227039

Jones ML, Rush BR, Elmore RG, White BJ. Level of and motivation for extracurricular activity are associated with academic performance in the veterinary curriculum. J Vet Med Educ. 2014;41(3):275-83. https://dx.doi.org/10.3138/jvme.1213-163R

Almeida LS, Soares AP, Vasconcelos R, Capela JV, Vasconcelos JB, Corais JM, et al. Envolvimento extracurricular e ajustamento académico: um estudo sobre as vivências dos estudantes universitários com e sem funções associativas. In: Transição para o Ensino Superior. Braga: 2000; p.167-87.

Sealey P, Stevenson J, Cleg S. Extracurricular activities: creating graduates with impact in education. [cited 2017 Ouc 15] Available from: https://www.leedsbeckett.ac.uk/publications/files/120214_8449_ExtraCurricularActivitiesBooklet2_WEB.pdf

Chan YK. Investigating the relationship among extracurricular activities, learning approach and academic outcomes: a case study. Active Learning Higher Educ. 2016;17(3):223-33. https://dx.doi.org/10.1177/1469787416654795

Lumley S, Ward P, Roberts L, Mann JP. Self-reported extracurricular activity, academic success, and quality of life in UK medical students. Int J Med Educ. 2015;6:111-7. https://dx.doi.org/10.5116/ijme.55f8.5f04