Monitoria acadêmica e formação profissional em saúde: uma revisão integrativa

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Laís Vargas Botelho
Ana Eliza Port Lourenço
Maria Gouvêa de Lacerda
Larissa Escarce Bento Wollz

Resumo

A monitoria é uma estratégia que pode auxiliar na formação profissional em saúde, ao proporcionar um canal dialógico entre docentes e discentes e favorecer os processos de ensino-aprendizagem. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi revisar a literatura sobre monitoria e formação profissional em saúde no Brasil, identificando suas potencialidades e dificuldades. Trata-se de uma revisão integrativa com busca sistemática de artigos publicados até abril de 2017 nas bibliotecas SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde. Foram recuperados 13 artigos, a maioria sobre monitoria em instituições públicas do Sul e Sudeste, sendo sete somente sobre Enfermagem ou Medicina. Identificou-se como potencialidades da monitoria: estreitamento de relações entre alunos, ampliação do aprendizado e da autonomia discente e aproximação do monitor à docência. As dificuldades foram: escassez de tempo para trabalho em equipe e baixa adesão dos alunos às atividades. Observou-se que a maioria dos estudos possui cunho descritivo e não enfatiza os aspectos teórico-pedagógicos relacionados. Ainda assim, o conjunto dos artigos sugere que a monitoria tem potencial de agregar ao aprendizado autonomia, criticidade e humanização, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde. Conclui-se que o tema da monitoria encontra-se permeável para novos estudos e reflexões acerca do processo de ensino e aprendizagem voltado às especificidades das diferentes profissões da área de saúde. Seria pertinente discutir nas diversas instâncias acadêmicas os proveitos da monitoria a fim de incorporá-la ao currículo formal e favorecer a participação dos graduandos.

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Como Citar
Botelho, L. V., Lourenço, A. E. P., Lacerda, M. G. de, & Wollz, L. E. B. (2019). Monitoria acadêmica e formação profissional em saúde: uma revisão integrativa. ABCS Health Sciences, 44(1). https://doi.org/10.7322/abcshs.v44i1.1140
Seção
Artigos de Revisão

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