Fatores que interferem no ensino e aprendizagem de residentes multiprofissionais em saúde: revisão integrativa

Conteúdo do artigo principal

Amanda de Lemos Mello
Guilherme Tavares de Arruda
Marlene Gomes Terra
Cristiane Trivisiol Arnemann
Daiana Foggiato de Siqueira

Resumo

Os Programas de Residência Multiprofissionais em Saúde estão em plena expansão no território brasileiro, tornando-se uma estratégia de formação em saúde que busca o fortalecimento da qualidade da atenção à saúde da população. Esta revisão objetivou identificar as evidências disponíveis nos artigos científicos sobre os fatores que interferem no ensino e aprendizagem de residentes multiprofissionais em saúde. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura desenvolvida nas bases de dados LILACS, Medline e Scopus, na qual foram incluídos 35 estudos, a partir de palavras-chave e descritores, no período de 2005 a 2017. Nos resultados evidenciou-se fatores relacionados à compreensão do papel do residente; a importância da formação dos apoiadores pedagógicos e a interação entre as profissões; a pactuação das atividades entre as instituições de ensino e serviço; a relação entre a teoria e a prática e o desenvolvimento das ações de Educação Permanente em Saúde; a formulação das estratégias de aprendizagem, do planejamento e execução dos espaços formativos; e, os processos avaliativos. Em conclusão o estudo possibilitou identificar os fatores que interferem no ensino e aprendizagem de residentes multiprofissionais em saúde, os quais perpassam por aspectos da construção do aprender e fazer no trabalho coletivo, da integração ensino-serviço e da organização didática-pedagógica.

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Como Citar
Mello, A. de L., Arruda, G. T. de, Terra, M. G., Arnemann, C. T., & Siqueira, D. F. de. (2019). Fatores que interferem no ensino e aprendizagem de residentes multiprofissionais em saúde: revisão integrativa. ABCS Health Sciences, 44(2). https://doi.org/10.7322/abcshs.v44i2.1176
Seção
Artigos de Revisão
Biografia do Autor

Amanda de Lemos Mello, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Manta (UFSM) – Santa Maria (RS) / Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Manta UFSM) – Santa Maria (RS)

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria

Guilherme Tavares de Arruda, Curso de Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Santa Maria (RS)

Discente do Curso de Fisioterapia da UFSM.

Marlene Gomes Terra, Curso Técnico em Enfermagem, Colégio Politécnico, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Santa Maria (RS)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da UFSM.

Cristiane Trivisiol Arnemann, Curso Técnico em Enfermagem, Colégio Politécnico, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Santa Maria (RS)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Colégio Politécnico da UFSM.

Daiana Foggiato de Siqueira, Departamento de Enfermagem, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões de Santiago (URI) – Santiago (RS)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões de Santiago (URI-Santiago).

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