Sentimentos relatados por adolescentes após a ingestão alimentar: um estudo comparativo
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Resumo
Introdução: O alimento está intimamente ligado com as emoções em uma relação complexa. O sentido imaginário e simbólico atribuído à alimentação tem sido pouco estudado e o ato de comer precisa ser melhor compreendido. Objetivo: Avaliar a associação de sentimentos dos adolescentes relacionados a alimentos selecionados. Método: Estudo transversal com 995 adolescentes de escolas públicas e privadas de Teresina, PI, Brasil. Os dados foram provenientes do Projeto Suplementar ao levantamento nacional brasileiro ERICA (Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes). O adolescente teve que escolher um dos seguintes sentimentos para o alimento selecionado: bem-estar/satisfação, desconforto, nenhum sentimento ou aversão. Para a opção aversão, o participante deveria indicar se ela estava relacionada ao cheiro, cor, aparência ou sabor. Os sentimentos dos adolescentes em relação aos alimentos foram analisados por tipo de escola, sexo e faixa etária, por meio do teste qui-quadrado de Pearson (c²) ou teste exato de Fisher. Resultados: Houve diferenças significativas entre os tipos de escola para o sentimento em relação ao chocolate (p=0,015); legumes/verduras (p=0,003); folhosos (p=0,005); sanduiche/suco natural (p≤0,001); carne vermelha gordurosa (p=0,046); fruta/suco natural (p≤0,001). Para o sexo, houve diferença significativa para sanduiche/suco natural (p=0,001); arroz com feijão (p=0,021) e carne vermelha gordurosa (p=0,005). Para a faixa etária, houve diferença significativa para sanduíche, batata frita, refrigerante e sorvete (p=0,018); macarrão (p=0,047) e carne vermelha gordurosa (p=0,021). O bem-estar predominou em quase todos os alimentos e a aversão foi pouco relatada. Conclusão: Os resultados sugerem que os sentimentos dos adolescentes não estão direcionados a um alimento específico.
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