Emotional intelligence stimulates nurses´ decent caring behavior in nursing practice in Bukittinggi City, Indonesia English
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Introdução: Serviços de enfermagem qualificados podem se manifestar por meio da prestação de cuidados de enfermagem com base no comportamento de cuidar do enfermeiro. Portanto, o comportamento de cuidado do enfermeiro pode afetar a satisfação do paciente, o que pode contribuir para as atitudes do enfermeiro, e a linha de base específica é a inteligência emocional. Como um dos indicadores clínicos de qualidade da assistência de enfermagem, está diretamente associado à satisfação do paciente com o comportamento de cuidar do enfermeiro, pois é conceituado e mensurável. Objetivo: Identificar a associação da inteligência emocional dos enfermeiros e seu comportamento de cuidar durante a internação de enfermagem na enfermaria do Hospital Dr. Achmad Mochtar de Ambun Suri, Bukittinggi, Indonésia. Métodos: Pesquisa descritivo-analítica de corte transversal envolvendo 69 enfermeiros. Os instrumentos para este estudo foram questionários de itens de comportamento de cuidado profissional e autorrelato. Resultados: A análise estatística revelou que 44,9% dos enfermeiros tinham uma atitude de cuidado deficiente, ao passo que foi afirmada uma inteligência emocional elevada alcançada em 53,7% durante o comportamento de cuidado dos enfermeiros. Ele teve uma associação significativa da inteligência emocional com o comportamento de cuidado com uma probabilidade significativa de 0,001. Conclusão: Os achados do estudo podem ser recomendados à chefia de enfermaria em todas as funções de direção e supervisão que buscam o desenvolvimento da inteligência emocional do enfermeiro, incluindo habilidades de toque e escuta do enfermeiro, explicação e entonação da fala, técnica e expressão entre processos terapêuticos, gestão ambiental e envolvimento da família.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento e adaptação do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Referências
Nightingale S, Spiby H, Sheen K, Slade P. International Journal of Nursing Studies The impact of emotional intelligence in health care professionals on caring behavior towards patients in clinical and long-term care settings : Findings from an integrative review. Int J Nurs Stud. 2018;80:106-17. https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2018.01.006
Republik Indonesia, Departemen Kesehatan. Pedoman Pelayanan penyelenggaraan di Rumah Sakit [internet] 2008. Available from: http://www.mendeley.com/research/47480878-d188-3be1-86e3-57341607f937/
Wolf ZR, Colahan M, Costello A, Warwick F, Ambrose MS, Giardino ER. Relationship between nurse caring and patient satisfaction. Medsurg Nurs. 1998;7(2):99-105.
Agustin I. Perilaku caring perawat dan hubungannya dengan kepuasan klien di instalasi rawat inap bedah dewasa Rumah Sakit dr. Mohammad Hoesin Palembang tahun 2002. Available from: http://lib.ui.ac.id/bo/uibo/detail.jsp?id=70660&lokasi=local
Godkin J, Godkin L. Caring behaviors among nurses: Fostering a conversation of gestures. Health Care Manag Rev. 2004;29(3):258-67. https://doi.org/10.1097/00004010-200407000-00011
Manurung S, Hutasoit MLC. Persepsi Pasien Terhadap Perilaku Caring Perawat di Ruang Rawat Inap Rumah Sakit. Kesmas J Kesehatan Masyarakat Nasional. 2013;8(3):104-8. https://dx.doi.org/10.21109/kesmas.v8i3.351
Snowden A, Stenhouse R, Duers L, Marshall S, Carver F, Brown N, et al. The relationship between emotional intelligence, previous caring experience and successful completion of a pre-registration nursing/midwifery degree. J Adv Nurs. 2018;74(2):433-42. https://doi.org/10.1111/jan.13455
Watson J. Caring science as sacred science. Philadelphia: Davis Company, 2005.
Sunaryo H, Nirwanto N, Manan A. The effect of emotional and spiritual intelligence on nurses Burnout and Caring Behavior. Int J Acad Res Bus Social Sci. 2017;7(12):1211-27. https://doi.org/10.6007/ijarbss/v7-i12/3753
Nwanzu CL, Babalola SS. Examining the moderating role of workload in the relationship between emotional intelligence and caring behavior in healthcare organizations. Int J Bus Sci Appl Manag. 2020;15(1):17-29.
Ebrahimi MR, Khoshsima H, Zare-Behtash E. The impacts of emotional intelligence enhancement on Iranian intermediate EFL learners writing skills. Int J Instruction. 2018;11(1):437-52. https://doi.org/10.12973/iji.2018.11130a
Kaur D, Sambasivan M, Kumar N. Effect of spiritual intelligence, emotional intelligence, psychological ownership and burnout on caring behavior of nurses: a cross-sectional study. J Clin Nurs. 2013;22(21-22):3192-3202. https://doi.org/10.1111/jocn.12386
Rego A, Lucinda Godinho, Anne McQueen A, Cunha MP. Emotional intelligence and caring behavior in nursing. Serv Industr J. 2020;30(9):1419-37. https://doi.org/10.1080/02642060802621486
White DE, Grason S. The Importance of Emotional Intelligence in Nursing Care. J Comp Nurs Res Care. 2019;4:152. https://doi.org/10.33790/jcnrc1100152
Juwariyah T, Joyo NBW, Santosa WRB. Relationship Between Caring Behavior of Nurse with Patient Satisfaction in VCT Clinic Gambiran Hospital with Watson Theory Approach. J Ners Midwifery. 2014;1(3):177-83. https://doi.org/10.26699/jnk.v1i3.art.p177-183
Kernbach S, Schutte NS. The impact of service provider emotional intelligence on customer satisfaction. J Serv Marketing. 2005;19(7):438-44. https://doi.org/10.1108/08876040510625945
Taylan S, Özkan İ, Şahin G. Caring behaviors, moral sensitivity, and emotional intelligence in intensive care nurses: a descriptive study. Perspect Psychiatr Care. 2021;57(2):734-46. https://doi.org/10.1111/ppc.12608
McQueen ACH. Emotional intelligence in nursing work. J Adv Nurs. 2004;47(1)101-8. https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2004.03069.x
Al-Mailam FF. The effect of nursing care on overall patient satisfaction and its predictive value on return-to-provider behavior: a survey study. Qual Manag Health Care. 2005;14(2):116-20. https://doi.org/10.1097/00019514-200504000-00007
Kusmiran E. Soft Skills Caring: professional caring behavior chapter. Jakarta: Trans Info Media, 2015.
Umaya I. الابتزاز الإلكتروني.. جرائم تتغذى على طفرة «التواصل ال. Universitas Nusantara PGRI Kediri, 2017.
Panjaitan R. Hubungan Efektivitas Kepemimpinan Kepala Ruangan dengan Kinerja Perawat Pelaksana di Ruang Rawat Inap RSPAD Gatot Subroto. Jakarta: FIK.UI, 2007.
Oluma A, Abadiga M. Caring behavior and associated factors among nurses working in Jimma University specialized hospital, Oromia, Southwest Ethiopia, 2019. BMC Nurs. 2020;19:19. https://doi.org/10.1186/s12912-020-0407-2
Aupia A, Lee TT, Liu CY, Wu SFV, Mills ME. Caring behavior is perceived by nurses, patients, and nursing students in Indonesia. J Professional Nurs. 2018;34(4):314-19. https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2017.11.013
Kaur D, Sambasivan M, Kumar N. Impact of emotional intelligence and spiritual intelligence on the caring behavior of nurses: A dimension-level exploratory study among public hospitals in Malaysia. Appl Nurs Res. 2015;28(4):293-8. https://doi.org/10.1016/j.apnr.2015.01.006
Rosiek A, Rosiek-Kryszewska A, Leksowski Ł, Kornatowski T, Leksowski K. The employee’s productivity in the health care sector in Poland and their impact on the treatment process of patients undergoing elective laparoscopic cholecystectomy. Patient Prefer Adherence. 2016;10:2459-69. https://doi.org/10.2147/PPA.S119348
Lukmanulhakim L, Afriyani A, Haryani A. Caring Efficacy and Nurse Caring Behavior in Taking Care of Critical Patients. J Ners. 2019;14(1):55-61. http://dx.doi.org/10.20473/jn.v14i1.9664
Rivai HV. Manajemen Sumber Daya Manusia Untuk Perusahaan dari Teori Ke Praktek. Jakarta: Rajawali Pers, 2010.
Gibson JL, Ivancevich JM, Donnelly JH. Organisasi, Perilaku, Struktur, proses.(N. Ardiani, penerjemah). Jakarta: Binarupa Aksara, 2010.
Pangewa M. Perilaku Keorganisasian. Jakarta: Departemen Pendidikkan Nasional, 2007.
Siagian S. Kiat Meningkatkan Produktivitas Kerja. Jakarta: Rineka Cipta, 2010.
Robbins SP, Judge TA, Angelica D, Cahyani R, Rosyid A. Perilaku organisasi = Organizational behavior. 12 ed. Jakarta: Salemba Empat, 2008.
Riani A. Budaya organisasi. Yogyakarta: Graha Ilmu, 2011.
Primal D. Pengaruh Pes Planus Plantaris Metatarsalia Terhadap Stabilitas Postural Vertebra Atlet Olahraga Dengan Weight-Bearing. Prosiding Seminar Kesehatan Perintis. 2018;1(1).
Demur DRDN, Mahmud R, Yeni F. Beban Kerja Dan Motivasi Dengan Perilaku Caring Perawat. Perintis’s Health J. 2019;6(2):164-76. https://doi.org/10.33653/jkp.v6i2.303
Tusnia CD, Priyanti RP, Satus AS. Hubungan Beban Kerja Dengan Perilaku Caring Perawat Menurut Persepsi Klien Di Igd Rsud Jombang. J Ilmiah Keperawatan.2017;3(2).
Umberson D. Gender, marital status, and the social control of health behavior. Soc Sci Med. 1992;34(8):907-17. https://doi.org/10.1016/0277-9536(92)90259-S
Herlina L, Harmuni H, Hikmah N. Hubungan Kecerdasan Spiritual Dengan Perilaku Caring Perawat Pada Praktek Keperawatan Di Ruang Rawat Inap Rumah Sakit. J Kesehatan. 2020;11(2). https://doi.org/10.38165/jk.v11i2.204
Delima M, Primal D. Kepuasan Pasien Poliklinik Penyakit Dalam Berkorelasi Dalam Penerapan Protokol Kesehatan Covid-19 Di Sumatera Barat. Jurnal Cakrawala Ilmiah. 2021 Dec 24;1(4):655-62.
Goleman D. Emotional intelligence. New York: Bantam Dell, 2005.