A Educação Permanente em Saúde caminha sozinha para a interprofissionalidade? Um recorte de cirurgiões-dentistas

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Jacques Antonio Cavalcante Maciel
Igor Iuco Castro-Silva
Maria Socorro de Araújo Dias
Maristela Inês Osawa Vasconcelos

Resumo

Introdução: A educação permanente em saúde (EPS) é uma estratégia de qualificação do trabalho para a melhoria da atenção ao paciente. Objetivo: Analisar as perspectivas dos cirurgiões-dentistas sobre as ações de EPS no contexto da atenção primária à saúde. Métodos: Tratou-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com 26 cirurgiões-dentistas da atenção primária à saúde e cinco gestores das ações de EPS na cidade de Sobral no interior do Nordeste brasileiro. Resultados: A análise dos dados se deu por meio do Discurso do Sujeito Coletivo ancorado nas seguintes representações sociais: caracterização das ações de EPS como ações educativas através de momentos teórico-conceituais com ênfase em abordagens técnico-científicas e de metodologias transmissivas de caráter unprofessional; reflexibilidade crítica em indicar possibilidades de melhoria dessas ações por meio da incorporação da educação interprofissional nas ações de EPS. Conclusão: A perspectiva da inclusão de ações de Educação Continuada como parte das ações de EPS identificada nos cirurgiões-dentistas tem potencial para problematizar o trabalho e desenvolver estratégias de qualificação do cuidado ao paciente, sem perda de características técnico-científicas de cada profissão.

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Como Citar
Maciel, J. A. C., Castro-Silva, I. I., Dias, M. S. de A., & Vasconcelos, M. I. O. (2022). A Educação Permanente em Saúde caminha sozinha para a interprofissionalidade? Um recorte de cirurgiões-dentistas: . ABCS Health Sciences, 47, e022205. https://doi.org/10.7322/abcshs.2020175.1624
Seção
Artigos Originais

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