Educação médica: a construção histórica do currículo médico e os desafios de renovação no século XXI

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Iago Gonçalves Ferreira
Márcia Rosa da Costa
Silvio César Cazella

Resumo

O


O estudo propõe uma reflexão crítica e exploratória acerca da construção histórica do currículo médico, seus modelos pedagógicos e desafios contemporâneos. A Medicina contemporânea tem enfrentado transformações desafiadoras no século 21, como envelhecimento populacional, avanços tecnológicos e científicos, transição epidemiológica, facilidade de acesso e informação pela sociedade. A sociedade do conhecimento impõe às novas gerações de médicos o desenvolvimento de competências profissionais interdisciplinares, além do domínio técnico-científico. Diante das transformações em curso na prática médica contemporânea, cabe a comunidade acadêmica a desconstrução de paradigmas de ensino obsoletos, de maneira a propiciar a concepção de novas práticas pedagógicas, congruentes com novo perfil médico almejado no século XXI.

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Como Citar
Ferreira, I. G., Costa, M. R. da, & Cazella, S. C. (2022). Educação médica: a construção histórica do currículo médico e os desafios de renovação no século XXI. ABCS Health Sciences, 47, e022304. https://doi.org/10.7322/abcshs.2020180.1626
Seção
Artigos de Revisão
Biografia do Autor

Iago Gonçalves Ferreira, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – Porto Alegre (RS), Brasil

Médico residente em Dermatologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Mestrando em Ensino na Saúde na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Médico graduado pela Universidade do Estado do Pará, com período de graduação sanduíche em Promoção de Saúde no Waterford Institute of Technology. Residência em Medicina de Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública de Florianópolis (2017-2019). 

Márcia Rosa da Costa, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – Porto Alegre (RS), Brasil

Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Pró-reitora de Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). 

Silvio César Cazella, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – Porto Alegre (RS), Brasil

Professor Associado - Nível I na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (UFCSPA), Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde (UFCSPA) , colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Saúde (UFCSPA) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (UFRGS).

Graduado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1993.  Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1997. Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2006, tendo realizado doutorado "sanduiche" na Universidade de Alberta no Canadá. 

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