Programa Saúde na Escola na visão de gestores, em cinco municípios do Oeste Paranaense, Brasil

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Gilson Fernandes da Silva
Rosa Maria Rodrigues
Solange de Fátima Reis Conterno
Claudia Silveira Vieira

Resumo

Introdução: Na escola, a educação e a saúde devem se relacionar para implementar ações favoráveis à promoção da saúde, de forma que o Programa Saúde na Escola (PSE) efetiva-se como política intersetorial. Questiona-se a respeito da visão de gestores em relação à implantação do Programa em municípios da 10ª Regional de Saúde/PR e do NRE de Cascavel/PR. Objetivo: Analisar a compreensão dos gestores acerca da implantação e desenvolvimento do Programa Saúde na Escola. Métodos: Trata-se de estudo exploratório de abordagem qualitativa, com dados extraídos de entrevistas com gestores de cinco municípios da região Oeste Paranaense, que integram a 10ª Regional de Saúde e o Núcleo Regional de Educação de Cascavel/PR; que fizeram adesão ao Programa Saúde na Escola e o implantaram até o ano de 2012. Participaram quinze gestores (oito da área da saúde e sete da educação), entrevistados nos meses de julho, agosto e setembro de 2015. Os dados foram sistematizados e fundamentados conforme a análise de conteúdo temática. Resultados: Sistematizou-se a temática “A percepção dos gestores acerca da implantação do PSE”, que se desdobrou nas subtemáticas: motivações para adesão, planejamento, avaliação e monitoramento, ações desenvolvidas, intersetorialidade observada e recursos financeiros. Conclusão: O PSE está implantado nos municípios estudados, porém, com estágios diferenciados, mas desenvolvendo ações que visam à sua integralidade. A intersetorialidade tornou-se estratégia importante para o desenvolvimento de ações pertinentes à saúde e educação. O programa carece de fortalecer as ações de promoção da saúde e formação dos sujeitos envolvidos.

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Como Citar
Silva, G. F. da, Rodrigues, R. M., Conterno, S. de F. R., & Vieira, C. S. (2022). Programa Saúde na Escola na visão de gestores, em cinco municípios do Oeste Paranaense, Brasil. ABCS Health Sciences, 47, e022225. https://doi.org/10.7322/abcshs.2020203.2120
Seção
Artigos Originais

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