Avaliação da relação velocidade-precisão em função do nível de dificuldade no transtorno de Asperger

Conteúdo do artigo principal

Deise Mara Mota Silva
Denise Cardoso Ribeiro
Gilda Pena de Rezende
Talita Dias da Silva
Carlos Bandeira de Mello Monteiro
Isabela Lopes Trevizan
Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztejn
Thais Massetti

Resumo

Introdução: O Transtorno de Asperger (TA) é considerado um distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por deficiências sociais, dificuldade de comunicação, padrões restritos e repetitivos de comportamento. Objetivo: Comparar o desempenho motor na realização de tarefa computacional com base na relação velocidade e precisão, entre pessoas com desenvolvimento típico e com TA, por meio do tempo de movimento. Métodos: Participaram deste estudo oito meninos com diagnóstico de TA e oito meninos com desenvolvimento típico, pareados por idade e sexo, para compor o grupo controle. A tarefa que utilizamos avalia a relação velocidade e precisão de movimento, que consiste na realização de movimentos manuais direcionados a um alvo, em três índices de dificuldade (ID). O tempo de movimento foi obtido por meio da divisão entre segundos pré-estabelecidos para a tarefa (10) e o número de toques realizados no alvo. A ANOVA para medidas repetidas foi utilizada para a comparação entre os ID e entre os grupos. Resultados: Observamos que o tempo de movimento aumentou conforme o progresso dos ID. Conclusão: Os indivíduos com TA apresentaram um tempo de movimento significativamente maior quando comparados ao grupo controle, em todos os ID. Supõe-se que há dificuldades inerentes à doença, e condições motoras dos indivíduos com TA limitam o desempenho durante a tarefa.

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Como Citar
Silva, D. M. M., Ribeiro, D. C., Rezende, G. P. de, Silva, T. D. da, Monteiro, C. B. de M., Trevizan, I. L., Wajnsztejn, A. B. C., & Massetti, T. (2016). Avaliação da relação velocidade-precisão em função do nível de dificuldade no transtorno de Asperger. ABCS Health Sciences, 41(1). https://doi.org/10.7322/abcshs.v41i1.837
Seção
Artigos Originais

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