Avaliação da relação velocidade-precisão em função do nível de dificuldade no transtorno de Asperger
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Resumo
Introdução: O Transtorno de Asperger (TA) é considerado um distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por deficiências sociais, dificuldade de comunicação, padrões restritos e repetitivos de comportamento. Objetivo: Comparar o desempenho motor na realização de tarefa computacional com base na relação velocidade e precisão, entre pessoas com desenvolvimento típico e com TA, por meio do tempo de movimento. Métodos: Participaram deste estudo oito meninos com diagnóstico de TA e oito meninos com desenvolvimento típico, pareados por idade e sexo, para compor o grupo controle. A tarefa que utilizamos avalia a relação velocidade e precisão de movimento, que consiste na realização de movimentos manuais direcionados a um alvo, em três índices de dificuldade (ID). O tempo de movimento foi obtido por meio da divisão entre segundos pré-estabelecidos para a tarefa (10) e o número de toques realizados no alvo. A ANOVA para medidas repetidas foi utilizada para a comparação entre os ID e entre os grupos. Resultados: Observamos que o tempo de movimento aumentou conforme o progresso dos ID. Conclusão: Os indivíduos com TA apresentaram um tempo de movimento significativamente maior quando comparados ao grupo controle, em todos os ID. Supõe-se que há dificuldades inerentes à doença, e condições motoras dos indivíduos com TA limitam o desempenho durante a tarefa.
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