A influência do conhecimento na atitude frente à vacina contra o Papilomavírus Humano: ensaio clínico randomizado

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Rodrigo Guilherme Varotti Pereira
José Lúcio Martins Machado
Valéria Menezes Machado
Tangará Jorge Mutran
Luiz Silva dos Santos
Emerson Oliveira
César Eduardo Fernandes

Resumo

Introdução: O Papilomavírus humano (HPV) está associado às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e à carcinogênese do trato genital inferior. Objetivo: Avaliar o conhecimento prévio e o papel da ação educativa sobre a atitude em relação à vacinação para Papilomavírus Humano (HPV). Métodos: Estudo de intervenção, tipo ensaio-clínico randomizado com 200 mulheres de 18 a 30 anos, divididas em dois grupos submetidos a um questionário para avaliar o conhecimento prévio sobre o HPV e sua vacina, e a atitude para a vacinação, tendo um dos grupos recebido intervenção por meio de ação educativa. Resultados: A atitude frente à vacina contra o HPV foi diferente no grupo que recebeu a ação educativa, com 37% de atitudes pessoais adequadas (p=0,044) e 49% na atitude de transferência adequada para uma futura filha (p=0,021). Conclusão: O conhecimento prévio sobre o HPV e sua vacina é escasso, insuficiente e por vezes equivocado. Por meio da comparação da atitude dos diferentes grupos verificou-se que a ação educativa exerce papel determinante na atitude correta das mulheres para a vacina contra o HPV e modifica os condicionantes à sua adesão.

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Como Citar
Pereira, R. G. V., Machado, J. L. M., Machado, V. M., Mutran, T. J., Santos, L. S. dos, Oliveira, E., & Fernandes, C. E. (2016). A influência do conhecimento na atitude frente à vacina contra o Papilomavírus Humano: ensaio clínico randomizado. ABCS Health Sciences, 41(2). https://doi.org/10.7322/abcshs.v41i2.873
Seção
Artigos Originais

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