A implantação do currículo baseado em competência na graduação de fisioterapia: a integralidade como eixo condutor

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Camila Sotello Raymundo
Deborah Varjabedian
Maria Elisabete Guazzelli
Marco Akerman

Resumo

Introdução: Na busca de um novo perfil para o fisioterapeuta, há a necessidade de reformular a formação de profissionais fisioterapeutas que atendam a uma nova demanda. Este estudo busca apoiar‑se nas premissas da interdisciplinaridade na organização dos conhecimentos e o desenvolvimento de práticas e ações que buscam a integralidade na atenção a saúde entre os docentes do curso de graduação de fisioterapia de uma Universidade Privada e Internacional aqui estudada, por meio de um currículo baseado em competências. Objetivo: Identificar as dificuldades e as facilidades da implantação de um currículo por competências no curso de Fisioterapia, orientado pela Integralidade. Métodos: Neste percurso, utilizamos como método a Pesquisa‑Ação, como estratégia para a investigação da eficácia da implantação do currículo integrado e os atores envolvidos foi o corpo docente. Resultados: Durante o processo de implantação do currículo foi possível entender que um currículo baseado por competências é flexível, permite mudanças, de acordo com as necessidades atuais. Conclusão: Conclui‑se que um currículo integrado permite sempre novas inserções, com possibilidade de ouvir e empoderar os docentes neste processo, que são essenciais para o sucesso na implantação de um currículo baseado em cometências.

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Como Citar
Raymundo, C. S., Varjabedian, D., Guazzelli, M. E., & Akerman, M. (2015). A implantação do currículo baseado em competência na graduação de fisioterapia: a integralidade como eixo condutor. ABCS Health Sciences, 40(3). https://doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.799
Seção
Artigos Originais

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