Estudo comparativo da metodologia ativa “gincana” nas modalidades presencial e à distância em curso de graduação de Farmácia

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Agnes Nogueira Gossenheimer
Mára Lúcia Fernandes Carneiro
Mauro Silveira de Castro

Resumo

Introdução: O crescimento da educação a distância (EaD) no Brasil tem sido cada vez mais intenso, inclusive em cursos da saúde. Objetivos: Realizar análise comparativa da “Gincana” nas modalidades presencial e a distância. Em 2012, a “Gincana” foi desenvolvida a distância, sendo denominada “Gincana Virtual”. Métodos: Equipes foram formadas e tarefas eram formuladas e trocadas entre elas, sendo avaliadas a construção da tarefa, factibilidade, pertinência de conteúdo e resposta. A gincana foi aplicada na modalidade a distância no primeiro semestre 2012 (n=40) e presencial no segundo semestre do mesmo ano (n=42). Foi respondido um questionário final de avaliação, considerando: Metodologia, Material, Tarefas e Considerações. Ainda foi avaliado o desempenho entre as modalidades. Resultados: A “Gincana” apresentou diferença significativa, sendo preferida pelos alunos na modalidade presencial. Conforme os comentários dos alunos, o uso do Fórum síncrono como forma de interação é inovador, porém pode dificultar a interação e o dinamismo da atividade. Por outro lado, incentiva a participação da turma, devido ao fato da EaD diminuir a exposição do aluno. Houve um melhor desempenho acadêmico, na média, na modalidade presencial. Conclusão: As gincanas promovem um aumento da atenção e da concentração dos estudantes por conta da competição, portanto, a ferramenta de interação da “Gincana Virtual” deve ser interativa e dinâmica, assim como ocorre no presencial.

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Como Citar
Gossenheimer, A. N., Carneiro, M. L. F., & Castro, M. S. de. (2015). Estudo comparativo da metodologia ativa “gincana” nas modalidades presencial e à distância em curso de graduação de Farmácia. ABCS Health Sciences, 40(3). https://doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.801
Seção
Artigos Originais

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