Análise do conteúdo imagético de nutrição humana em livros didáticos de Ciências aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2014

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André Amaral Gonçalves Bianco

Resumo

Introdução: As mudanças de hábitos alimentares e estilo de vida da população brasileira nas últimas décadas têm contribuído para o aumento do número de casos de sobrepeso e obesidade. A educação nutricional é estratégia fundamental para o enfrentamento desse problema e, no Brasil, é recente a preocupação com ela. Mesmo após décadas de debates sobre esse assunto, ainda é escasso o número de materiais didáticos adequados. Objetivo: Nesta pesquisa objetivou‑se analisar quantitativamente e qualitativamente as imagens relacionadas à educação nutricional de livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Métodos: Foi realizado um estudo transversal descritivo, no qual se utilizou o método de análise de conteúdo. Foram analisadas nove coleções de livros didáticos de Ciências aprovadas pelo PNLD 2014. Resultados: A análise de nove coleções de livros didáticos de Ciências aprovados pelo PNLD 2014 revelou falhas no conteúdo imagético. Foram encontradas 328 imagens com distinção para os temas anatomia e fisiologia do sistema digestório, em detrimento da apresentação de conteúdos relacionados ao sobrepeso e à obesidade. Em relação às patologias associadas à nutrição, ainda são enfatizadas patologias tradicionalmente apresentadas nos livros didáticos, como o bócio. Conclusão: Há necessidade de revisão do conteúdo imagético presente nos livros didáticos para que este sirva de contribuição ao combate do sobrepeso e da obesidade.

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Como Citar
Bianco, A. A. G. (2015). Análise do conteúdo imagético de nutrição humana em livros didáticos de Ciências aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2014. ABCS Health Sciences, 40(3). https://doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.803
Seção
Artigos Originais

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