Centro de Apoio ao Docente e Discente: avaliação por docentes e discentes universitários
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Introdução: Tendo em vista as diversas demandas que são exigidas do Ensino Superior, foi criado o Centro de Apoio ao Docente e Discente (CADD) para promover e ampliar o diálogo institucional, vislumbrando a qualidade de ensino. Objetivo: Avaliar a implantação de um CADD em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, na região do grande ABC, sob a percepção de gestores, docentes e discentes universitários. Métodos: Foram realizadas entrevistas semiestruturadas tendo como sujeitos participantes de três grupos de gestores, docentes e discentes a partir de uma questão norteadora. Cada grupo se reuniu em três encontros: nos momentos de pré-implantação do Centro; na fase inicial; e após um ano da sua implantação. Os dados foram analisados a partir do levantamento de categorias selecionadas que se apresentaram na fala dos participantes. Resultados: Na sua pré-implantação, os sujeitos afirmaram total desconhecimento do CADD; durante a sua implantação, grande parte dos entrevistados conhecia os serviços prestados e já os utilizavam, havendo a participação ativa dos docentes e gestores; e na pós-implantação do CADD, todos os sujeitos envolvidos já o conheciam, aprovaram a sua atuação e reconheceram a necessidade da continuidade do CADD na IES. Conclusão: O presente estudo revelou que o CADD foi bem recebido pela comunidade acadêmica, o que reforça sua importância.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento e adaptação do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Referências
Brasil. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Instrumento de avaliação de graduação presencial e a distância. Brasília: INEP; 2012.
Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra; 1996.
Grisi R. Didática mínima. 3 ed. São Paulo: Nacional; 1971.
Nérici IG. Educação e metodologia. São Paulo: Pioneira; 1992.
Rogers C. Tornarse pessoa. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes; 1997.
Mizukami MGN. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU; 1986.
Narita S. Notas de pesquisa de campo em psicologia social. Psicol Soc. 2006;18(2):25-31. http://dx.doi.org/10.1590/S010271822006000200004
Witter GP. Família e aprendizagem. Cotia: Ateliê; 2011.
Sass O. O problema da educação: o caso da psicopedagogia. Educ Soc. 2003;24(85):1363-73. http://dx.doi.org/10.1590/S010173302003000400013