Tecnologias e o ensino na área da Saúde
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo de revisão versa sobre a mudança de configuração dada em sala de aula e fora dela a partir da adoção de redes sociais digitais como possibilidade de relacionamento entre alunos e professores. Os trabalhos consultados revelam uma tendência à adoção de novas formas de ensino e aprendizagem a partir da inclusão de tecnologia mediando os públicos envolvidos. Ressaltando trabalhos de sucesso e outros não muito felizes em que novas ferramentas foram adotadas por professores, as considerações apontam para a necessidade de adaptação por parte dos docentes para uma nova realidade de mercado em que o cliente, entendido aqui como aluno, traz consigo uma nova forma de aprender, inserindo a tecnologia como ferramenta necessária para que o conteúdo seja assimilado mais facilmente.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento e adaptação do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Referências
Kittleson MJ. The future of technology in health education: challenging the traditional delivery dogma. Am J Health Educ. 2009;40(6):310‑6.
Rüdiger F. Introdução às teorias da cibercultura: perspectivas do pensamento tecnológico contemporâneo. Porto Alegre: Editora Sulina; 2004.
Araújo KTM, Goulart EE. Um estudo sobre a utilização das TIC´s na região de Santo André. Rev Iberoamericana Educación. 2006;38(3):1‑10.
Negroponte N. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras; 1995.
Ribas D. A docência no ensino superior e as novas tecnologias. Disponível em: http://web03.unicentro.br/especializacao/Revista_
Pos/P%C3%A1ginas/3%20Edi%C3%A7%C3%A3o/Humanas/PDF/3‑Ed3_CH‑DocenciaEns.pdf. Acesso em 1 jul. 2015.
Cardoso AM, Azevedo JF, Martins RX. Histórico e tendências da aplicação das tecnologias no sistema educacional brasileiro. Rev Digital CVA. 2013;8(30):1-11.
Means B. Tedchnology and education change: focus on student learning. J Res Tec Educ. 2010;42(3):285‑307.
Rogers EM. Diffusions of Innovations. 5th ed. New York: The Free Press; 2003.
Dwyer T, Wainer J, Dutra RS, Covic A, Magalhães VB, Ferreira LRR, et al. Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar. Educ Soc. 2007;28(101):1303‑28. http://dx.doi.org/10.1590/S0101‑73302007000400003
Recuero R. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Editora Sulina; 2009.
Mondini LC. Redes sociais digitais: uma análise de utilização pelas instituições de ensino superior do sistema ACAFE de Santa Catarina. Rev Eletrônica Ciênc Adm. 2012;11(1):48‑60.
Saarinen C, Arora V, Ferguson B, Chretien K. Incorporating Social Media into Medical Education. Acad Int Med Week Insight. 2011;9(1):12‑3.
Shah V, Subramanian S, Rouis S, Limayem M. A Study on the Impact of Facebook Usage on Student’s Social Capital and Academic Performance. AMCIS. 2012;27.
Magro M, Ryan K, Ryan S, Sharp J. Facebook’s use in higher education. AMCIS. 2012;10.
Hew KF. Student’s and teachers’ use of Facebook. Comp Hum Behavior. 2011;27(2):662‑76. http://dx.doi.org/10.1016/j.chb.2010.11.020
Choi A. Use of Facebook Group Feature to Promote Student Collaboration. Macon, GA: American Society for Engineering Education; 2013.
Barczyk CC, Duncan DG. Facebook in higher education courses: an analysis of students’ attitudes, community of practice, and classroom community. Int Business Manag. 2013;6(1):1‑11. http://dx.doi.org/10.3968%2Fj.ibm.1923842820130601.1165
Chatterjee S. Facebook as a Tool in Higher Education and the Gender Issue: a Survey among Students in Bankura. Bhatter College J Multidisc Studies. 2012;89‑94.
Roblyer MD, McDaniel M, Webb M, Herman J, Witty JV. Findings on Facebook in higher education: A comparison of college faculty and student uses and perceptions of social networking sites. Internet Higher Educ. 2010;13(3):134‑40. http://dx.doi.org/10.1016/j.iheduc.2010.03.002
Bicen H, Uzunboylu H. The use of social networking sites in education: a case study of Facebook.. J Universal Comp Science. 2013;19(5):658‑71. http://dx.doi.org/10.3217/jucs‑019‑05‑0658
Portal G1. Número de usuários brasileiros no Facebook cresce 298% em 2011. Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/01/umero‑de‑usuarios‑brasileiros‑no‑facebook‑cresce‑298‑em‑2011.html. Acesso em: 01 jul. 2015.
Irwin CG, Ball LE, Desbrow B, leveritt M. Students’ perceptions of using Facebook as an interactive learning resource at university. Australasian J Educ Technology. 2012;28(7):1221‑32.
Esteves KK. Exploring Facebook to enhance learning and student engagement: a case from the University of Philippines (UP) open University. Malaysian J Distance Educ. 2012;14(1):1‑15.
Babb TA. Counselor education student perceptions of the american counseling association ethical code as it pertains to the use of Facebook. Dissertação (Mestrado). Toledo University, Curso de Educação. Toledo (EUA): 2012.
ComScore. ComScore Releases ‘2013 Brazil digital future in Focus’ report. Disponível em: http://www.comscore.com/Insights/Press‑Releases/2013/3/comScore‑Releases‑2013‑Brazil‑Digital‑Future‑in‑Focus‑Report. Acesso em: 1 jul. 2015.
Spers RG, Wright JTC, Silva ATB. Internet Banda Larga: um estudo prospectivo exploratório sobre a sua penetração, tecnologias
de conexão e impactos no Brasil em 2020. Rev Adm Inovação. 2012;9(2):55‑78. http://dx.doi.org/10.5773/rai.v9i2.675
Thompson LA, Dawson K, Ferdig R, Black EW, Boyer J, Coutts J, et al. The intersection of online social networking with medical professionalism. J Gen Intern Med. 2008;23(7):954‑7. http://dx.doi.org/10.1007/s11606‑008‑0538‑8
Pettit ML. Implications of information technology for the health education profession. Am J Health Studies. 2008;23(1):41.
Joly K. The Facebook applications: the game changer. Disponível em: http://www.universitybusiness.com/article/facebook‑applications ‑game‑changer. Acesso em: 1 jul. 2015.
Marcos VP, Vizzotto MM. Uso patológico da internet em estudantes universitários. In: II Congresso Luso‑Brasileiro de Psicologia da Saúde/I Congresso Ibero‑Americano de Psicologia da Saúde, 2011, São Bernardo do Campo. Transformações socioculturais e promoção de saúde. São Bernardo do Campo, 2011.
Qureshi AU. Online distance learning: a modle of short communication for modern day higher education. Int J Health Educ. 2012;134‑43.