O que a literatura científica e os projetos político‑pedagógicos revelam sobre a qualidade da educação superior em enfermagem?
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Resumo
Introdução: O atual panorama da educação superior em enfermagem configura‑se pelo elevado número de cursos, cujos níveis de
qualidade requerem questionamento. Com vistas a assegurar que a expansão destes cursos tenha critérios de qualidade, torna‑se premente a avaliação do processo de formação. Objetivos: Conhecer a literatura científica acerca do eixo temático 1 (ET1): avaliação da qualidade da educação superior em Enfermagem (QESE) e do eixo temático 2 (ET2): percepção de egressos acerca desta qualidade; compreender os parâmetros de qualidade que embasaram a elaboração de Projetos Político‑Pedagógicos (PPP) de cursos de graduação em Enfermagem. Métodos: Pesquisa bibliográfica, por meio de estratégias de busca utilizando combinações entre os termos avaliação, qualidade, Enfermagem, egressos e educação superior; pesquisa documental: análise de PPP de cursos de graduação em Enfermagem do município de São Paulo (SP) que disponibilizam o documento para consulta pública nos sites das instituições de ensino superior. Resultados: Pesquisa bibliográfica: ET1: artigos internacionais, enfoque às competências clínicas (predomínio da visão tecnicista), ausência da concepção de QESE; ET2: artigos nacionais, aspectos com necessidades de melhorias: infraestrutura das IES, interdisciplinaridade, competências gerenciais e de liderança, superação do modelo hospitalocêntrico, dinamização das práticas docentes e a superação da dicotomia teoria e prática. Pesquisa documental: 6 dos 33 cursos de SP disponibilizam publicamente seus PPP; a maioria das preconizações das DCN de Enfermagem esteve presente nos documentos analisados. Conclusão: Os artigos nacionais demonstraram perspectiva ampliada acerca da QESE, condizente com a vertente humanística, ao contrário dos artigos internacionais (visão tecnicista); ínfimo número de PPP disponíveis.
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