Internacionalização do Ensino Superior e as Instituições de Ensino Privado no Brasil

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Maria Elisabete Guazzelli
Camila Sotello Raymundo
Deborah Varjabedian
Marco Akerman

Resumo

A implementação de novas grades curriculares dos cursos de saúde nas universidades privadas é uma tarefa complexa. Ocupando espaço importante na formação profissional do ponto de vista qualitativo, as concepções pedagógicas nestas instituições obedecem à economia do conhecimento, sendo fortemente influenciadas pela internacionalização da educação e pelos desígnios do mercado. Essa lógica, crescente entre as instituições de ensino superior no Brasil, influencia não só os princípios de concepção e de implementação de modelos curriculares, mas também as estratégias e instrumentais pedagógicos e as relações docente‑discente‑instituição de ensino‑população. Esse artigo pretende discutir alguns dos aspectos históricos e contemporâneos envolvidos na concepção da Universidade no Brasil e alguns dos impactos determinados pela internacionalização da educação superior. Observamos que, no processo de internacionalização da educação superior, a universidade privada brasileira experimenta uma relação assimétrica com os países centrais, ocupando uma posição subalterna, submetendo‑se às decisões das corporações transnacionais.

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Como Citar
Guazzelli, M. E., Raymundo, C. S., Varjabedian, D., & Akerman, M. (2015). Internacionalização do Ensino Superior e as Instituições de Ensino Privado no Brasil. ABCS Health Sciences, 40(3). https://doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.810
Seção
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