Diretrizes Curriculares na saúde e as mudanças nos modelos de saúde e de educação

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Carlos Otávio Fiúza Moreira
Maria Socorro de Araújo Dias

Resumo

Artigo produzido a partir de pesquisa bibliográfica e de questões formuladas para uma conferência no módulo “Educação na Saúde II” do Mestrado Profissional da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família. O texto discute questões dos campos da saúde e da educação relacionadas à emergência de novos modelos de saúde e de formação; analisa também as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de três cursos da área da saúde (Medicina, Enfermagem e Odontologia) como expressão desses novos modelos para saúde e para a educação. Uma questão transversal ao artigo são as relações entre os campos da saúde e da educação. Para isto, lança‑se mão do conceito de campo, desenvolvido pelo sociólogo Pierre Bourdieu. Considera‑se, ainda, o desafio de transformar as DCN em currículos e programas, ferramentas ou dispositivos necessários para fazer a passagem do que está prescrito para os cenários de ensino e aprendizagem.

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Como Citar
Moreira, C. O. F., & Dias, M. S. de A. (2015). Diretrizes Curriculares na saúde e as mudanças nos modelos de saúde e de educação. ABCS Health Sciences, 40(3). https://doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.811
Seção
Artigos de Revisão

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