Extensão Universitária na Faculdade de Medicina do ABC: quais avanços e limites?

Conteúdo do artigo principal

Silmara Conchão

Resumo

Introdução: É no interior do nosso contexto, no que se refere ao aprimoramento do ensino, assistência e pesquisa, apresentaremos
a COMEX, a Comissão de Extensão da Faculdade de Medicina do ABC da Fundação do ABC, localizada na cidade de Santo André, região metropolitana de São Paulo, Brasil. Um relato sobre os avanços e limites de seis anos de vivência em extensão acadêmica junto a um grupo de professores(as) e alunos(as) das diversas áreas das ciências da saúde. Relato de Experiência: Desenvolvemos ações em diferentes cenários, uma intensa agenda pautada por fazer, acolher, buscar, resolver, avaliar, planejar e replanejar, investigar, ouvir, observar, comunicar e criar. Atuar em equipe com o esperado, mas também com o improviso, tirar os olhos das redes sociais e ver o entorno. Conclusão: Um processo que tem possibilitado decisões e mudanças, ressignificado a nossa existência, visão de mundo e os nossos sentidos. Aprendemos que o ensino e a pesquisa avançam muito quando estão associados com a efetiva interação da universidade com a realidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Conchão, S. (2015). Extensão Universitária na Faculdade de Medicina do ABC: quais avanços e limites?. ABCS Health Sciences, 40(3). https://doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.814
Seção
Relatos

Referências

Brasil. Ministério da Educação. Plano Nacional de Extensão Universitária. Brasília; 2011. Disponível em: http://www.renex.

org.br/documentos/Colecao‑Extensao‑Universitaria/01‑Plano‑Nacional‑Extensao/Plano‑nacional‑de‑extensao‑universitaria‑editado.pdf. Acesso em: Agosto de 2015.

Akerman M, Conchão S, Boaretto R (orgs). “Bulindo” com a Universidade – um estudo sobre o trote na Medicina. Porto Alegre: Rede Unida, 2014. p. 188.

Faculdade de Medicina do ABC – Fundação do ABC. [internet] Santo André; 2015. Disponível em: www.sorrireviver.org. Acesso em: Agosto de 2015.

Akerman M. Saúde e desenvolvimento local: princípios, conceitos, práticas e cooperação técnica. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 2005. 151 p.