Portfólio no ensino em saúde: contribuição à reflexão a partir de seu uso na disciplina Enfermagem em Doenças Transmissíveis

Conteúdo do artigo principal

Érica Gomes Pereira
Karen Namie Sakata So
Suely Itsuko Ciosak
Eloá Otrenti
Lúcia Yasuko Izumi Nichiata

Resumo

Introdução: O portfólio acadêmico fornece um acompanhamento contínuo do processo de ensino‑aprendizagem e favorece o intercâmbio de percepções sobre atividades teórico‑práticas. É tanto um disparador da revisão e problematização do processo de ensino‑aprendizagem como também uma ferramenta de avaliação institucional. Relato de experiência: Objetivou‑se compartilhar a experiência da utilização do portfólio no ensino da disciplina “Enfermagem em Saúde Coletiva com Enfoque nas Doenças Transmissíveis”, do curso de graduação em Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), discutindo potencialidades de seu uso como instrumento para avaliação contínua da aprendizagem. Sua utilização teve início em 2013, para problematizar as experiências pedagógicas em sala de aula e na prática de campo. Em 2015, cada estudante elaborou seu portfólio compondo duas narrativas registradas de forma escrita. Cada tutor acompanhou o mesmo grupo de estudantes do início ao fim da disciplina e analisou o grau de maturidade expressiva alcançado por cada estudante de acordo com a classificação de Sá‑Chaves: técnico, crítico ou metacrítico. Nos encontros tutoriais foram problematizados os principais avanços e desafios encontrados pelo estudante, na elaboração, e pelo tutor, na leitura das sínteses de aprendizagem, registradas no portfólio. Conclusão: O portfólio mostra‑se um potente instrumento de aprendizagem e seu uso deve ser aprimorado em articulação com a tutoria, prevendo‑a como estratégia na estrutura curricular, bem como o tempo e o número de tutores adequado à quantidade de estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pereira, Érica G., So, K. N. S., Ciosak, S. I., Otrenti, E., & Nichiata, L. Y. I. (2015). Portfólio no ensino em saúde: contribuição à reflexão a partir de seu uso na disciplina Enfermagem em Doenças Transmissíveis. ABCS Health Sciences, 40(3). https://doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.816
Seção
Relatos

Referências

Ambrósio M. O uso do portfólio no ensino superior. São Paulo: Vozes; 2013.

Albertino FMF, Souza NA. Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo. Est Aval Educ. 2004;(29):169‑89. http://dx.doi.org/10.18222/eae02920042164

Ferla AA, Ceccim RB. Portfólio como dispositivo da avaliação: aproximações para a definição de novas estratégias de avaliação no curso de bacharelado em Saúde Coletiva da UFRGS. In: Ferla AA, Rocha CMF. Cadernos da Saúde Coletiva: inovações na formação de sanitaristas. Porto Alegre: Rede Unida; 2013.

Ferla AA, Bertele E, De David M, Batista MV. O portfólio avaliativo como dispositivo para a gestão de processos de educação permanente em saúde. 8° Congresso da Rede Unida; 2009.

Rezende KTA, Takeda E, Fraga EMV, Braccialli LAD, Chirelli MQ, Costa MCG, et al. Implementing educational program for Famema’s nursing course: reporting the experience. Interface. 2006;10(20):525‑35. http://dx.doi.org/10.1590/S1414‑32832006000200018

Silva RF, Sá‑Chaves I. Formação reflexiva: representações dos professores acerca do uso de portfólio reflexivo na formação de médicos e enfermeiros. Interface. 2008;12(27):721‑34. http://dx.doi.org/10.1590/S1414‑32832008000400004

Friedrich DBC, Gonçalves AMC, Sá TS, Sanglard LR, Duque DR, Oliveira GMA. O portfólio como avaliação: análise de sua utilização na enfermagem. Rev Latino‑Am Enferm. 2010; 18(6):1123‑30. http://dx.doi.org/10.1590/S0104‑11692010000600012

Sordi MRL, Silva MM. O uso de portfólios na pedagogia universitária: uma experiência em cursos de enfermagem. Interface. 2010;14(35):943‑53. http://dx.doi.org/10.1590/S1414‑32832010005000018

Fortuna CM, Goncalves MFC, Silva MAI, Santos RA. A produção de narrativas crítico‑reflexivas nos portfólios de estudantes de enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2012;46(2):452‑9. http://dx.doi.org/10.1590/S0080‑62342012000200025

Vaz DR, Prado C. Prática pedagógica reflexiva de licenciados de enfermagem: o portfólio como instrumento. Rev Esc Enferm USP. 2014;48(6):1103‑10. http://dx.doi.org/10.1590/S0080‑623420140000700019

Tanji S, Silva CMSLMD. As potencialidades e fragilidades do portfólio reflexivo na visão dos estudantes de enfermagem. Rev Enf UERJ. 2008;16(3):392‑8.

Oliveira MAC, Verissimo MDLR, Puschel VA, Riesco MLG. Desafios da formação em enfermagem no Brasil: proposta curricular da EEUSP para o bacharelado em enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2007;41(N.Esp.):820‑5. http://dx.doi.org/10.1590/S0080‑62342007000500014

Saviani D. Pedagogia histórico‑crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados; 2005.

Silva RF, Francisco MA. Portfólio reflexivo: uma estratégia para a formação em medicina. Rev Bras Educ Med. 2009;33(4):562‑70. http://dx.doi.org/10.1590/S0100‑55022009000400007

Rangel JNM, Nunes LC, Garfinkel M. O portfólio no ensino superior: práticas avaliativas em diferentes ambientes de aprendizagem. Proposições. 2006;17(3):167‑80.