O desafio da interdisciplinaridade na Faculdade de Medicina do ABC

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Fernanda Castilho Leite
Ricardo Lopes Correia
Teresa Cristina Brito Ruas

Resumo

Introdução: Vivemos a emergência de ações movidas interprofissionalmente, e caminhamos para superação da lógica multiprofissional fragmentada, para tanto, agenciamos maneiras para vivenciar as fronteiras criadas entre os distintos e necessários conhecimentos que demarcam a diversidade identitária de cada profissional. Diante dessa realidade, o presente estudo teve por objetivo discutir o posicionamento interdisciplinar da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) em suas ações de ensinagem, em atenção especial para o campo da extensão universitária. Relato de experiência: As práticas diárias de ensinagem na FMABC, guiadas pelo tripé ensino, pesquisa e extensão, têm nos mostrado como resultado que, de fato as experiências de extensão, sustentadas pela Saúde Coletiva, nos parecem ser um núcleo que permite uma dialogicidade de saberes e práticas num campo amplo como a saúde e a suas interfaces, uma vez que é sua essência ser um núcleo multiprofissional e interdisciplinar, pois se constitui como um paradigma da realidade e de interpretações e intervenções na saúde. Conclusão: Portanto, é justamente pela ação interdisciplinar que o ensino superior em saúde consegue preconizar o pensamento complexo e formar profissionais capazes de compreender que o saber e a prática de intervenção se fazem em uma produção de compreensões e acordos para a ação das mudanças das barreiras e dos determinantes que impedem a qualidade de vida da população e os efeitos dessa implicação na formação universitária.

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Como Citar
Leite, F. C., Correia, R. L., & Ruas, T. C. B. (2015). O desafio da interdisciplinaridade na Faculdade de Medicina do ABC. ABCS Health Sciences, 40(3). https://doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.818
Seção
Relatos

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