Residência multiprofissional tecendo práticas interdisciplinares na prevenção da violência
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Resumo
Introdução: A complexidade da atenção às situações de violência requer o investimento na integralidade das ações e do cuidado, lançando às equipes multiprofissionais o desafio da construção de uma prática interdisciplinar em conjunto com a escola. Relato de experiência: Analisar a integralidade da atenção à saúde e à educação a partir da ação das residentes do Programa da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Criança com transversalidade em violências e vulnerabilidades inseridas numa equipe de Estratégia de Saúde da Família no Município de Porto Alegre e na escola estadual pertencente ao seu território. Trata‑se da experiência interdisciplinar desenvolvida em dois níveis de abordagem: com os alunos do 1° ao 4° ano através de atividades lúdicas; e com os pais e responsáveis através da roda de conversa. A base da intervenção foram as oficinas com os alunos, buscando problematizar, através de intervenções lúdicas e brincadeiras, as situações de violência percebidas nos seus diversos ambientes. Conclusão: A prática interdisciplinar de forma consciente permite a organização do processo de trabalho com o escopo da prática colaborativa em projeto de educação interprofissional.
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