Oficina como um exercício de aprendizagem e de escuta colaborativa: o caso da revisão da Política Nacional de Promoção da Saúde

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Vanessa de Almeida Guerra
Regiane Rezende
Dais Gonçalves Rocha
Kleber Rangel Silva
Marco Akerman

Resumo

Introdução: O objetivo deste artigo é apresentar o relato da Oficina Sudeste como parte do processo de revisão da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Relato de experiência: Utilizou‑se da análise documental dos relatórios produzidos durante o processo de revisão da PNPS, da leitura de artigos e notas de observação dos autores referentes às oficinas de sistematização e de consenso. Uma matriz da região sudeste foi construída com o intuito de reforçar o perfil regional considerando as realidades locais advindas do mundo do trabalho dos diversos atores envolvidos nas oficinas da região sudeste em seus respectivos espaços de prática e implementação de ações de promoção da saúde. A oficina regional possibilitou a participação democrática de atores locais compartilhando saberes e práticas. Ao identificar as ações locais de Promoção da Saúde, elencar os temas a serem trabalhados, por meio de eixos operativos, e, em consonância com os princípios e valores, os participantes da oficina puderam sistematizar as diretrizes que se aproximam dos determinantes e condicionantes de saúde de sua realidade. Conclusão: A metodologia desenvolvida na oficina aponta para a possibilidade de replicá‑la em diferentes dimensões, nos âmbitos estadual, municipal, distrital e local, proporcionando reflexões que podem tornar viva a nova PNPS.

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Como Citar
Guerra, V. de A., Rezende, R., Rocha, D. G., Silva, K. R., & Akerman, M. (2015). Oficina como um exercício de aprendizagem e de escuta colaborativa: o caso da revisão da Política Nacional de Promoção da Saúde. ABCS Health Sciences, 40(3). https://doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.821
Seção
Relatos

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