Conflitos e avanços na implementação de uma Residência Integrada em Saúde com ênfase em Cancerologia
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Resumo
Introdução: Neste artigo são apresentadas experiências obtidas em um estudo com residentes da primeira turma da Residência Integrada em Saúde-Cancerologia do Ceará, composta por 22 residentes multiprofissionais. Relato de experiência: Realizou-se um estudo de caso para proporcionar análise de um fenômeno contemporâneo no contexto em que ele ocorre, baseando-se em múltiplas fontes de evidência – análise bibliográfica e documental, grupos focais e análise fenomenológica. O material analisado gerou duas categorias principais: 1. “sobre os aprendizados e avanços” e 2. “sobre os conflitos e desafios”. Percebe-se que os diferentes conhecimentos construídos pelos residentes continuam se complementando, permitindo que o campo da oncologia dialogue com outros saberes e produza novas reflexões. Os sujeitos estavam inseridos em um contexto real e complexo, com potencial crítico de repensar os lócus de sua inserção e propor mudanças. Conclusão: Compreende-se que todo o processo de ensino-aprendizagem em serviço traz em seu bojo desafios e dificuldades dos mais diversos e crescimentos pelas dificuldades, que podem ser pensadas como aprendizagens baseadas em problemas e mobilizadas pela prática. Considera-se que um melhor aproveitamento dos profissionais residentes precisa ser repensado como estratégia política e de formação no Sistema Único de Saúde (SUS), e a inserção das residências em saúde em espaços complexos, como os lócus de trabalho, não pode ser apenas naturalizada como espontânea ao longo dos anos, mas alvo de reflexão e problematização dos diversos atores envolvidos nesses processos.
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