Registros de enfermagem: reflexões sobre o cotidiano do cuidar

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Mayara Mota Araujo
Samanta Oliveira da Silva Diniz
Paulo Sérgio da Silva

Resumo

O presente ensaio teve por objetivo refletir sobre as considerações conceituais dos registros de enfermagem em sua dimensão assistencial. Trata-se de uma revisão narrativa que discutiu os registros de enfermagem sob o ponto de vista teórico e contextual. A síntese crítica foi produzida a partir das dissertações e teses vinculadas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com aderência à área de Enfermagem Fundamental; artigos atuais com mais de cem citações pesquisados no Google Acadêmico, sobretudo os que discorrem sobre o núcleo significativo para a construção das reflexões; e registros de enfermagem. O material produzido foi submetido à análise de conteúdo de Bardin e agrupado em uma unidade descritiva intitulada “mensagens científicas dos registros de enfermagem para o cotidiano do cuidar”. Nessa pesquisa estão contidas as análises reflexivas sobre as formas e os conteúdos dos registros provenientes das situações de cuidar ocorridas a partir do encontro estabelecido entre a enfermagem e o paciente nos diversos cenários do cuidado. As (in)conclusões dos materiais analisados apontaram para registros de enfermagem cifrados, ilegíveis, presença de rasuras, erros ortográficos, espaço em branco entre as anotações, conteúdos que privilegiam o saber biomédico e uso indiscriminado de abreviaturas e siglas. 

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Detalhes do artigo

Como Citar
Araujo, M. M., Diniz, S. O. da S., & Silva, P. S. da. (2017). Registros de enfermagem: reflexões sobre o cotidiano do cuidar. ABCS Health Sciences, 42(3). https://doi.org/10.7322/abcshs.v42i3.920
Seção
Artigos de Revisão
Biografia do Autor

Mayara Mota Araujo, Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ)

Enfermeira residente na Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Samanta Oliveira da Silva Diniz, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil./Escola de Ciências da Saúde, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) – Duque de Caxias (RJ)

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora, Escola de Ciências da Saúde, Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias (RJ), Brasil.

Paulo Sérgio da Silva, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil./Curso de Graduação em Enfermagem, Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) – Teresópolis (RJ)

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012). Especialista em Processos de Mudança nos Serviços de Saúde e no Ensino Superior (2009) e Graduado em Enfermagem (2008), ambas realizadas no Centro Universitário Serra dos Órgãos.

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