Monitoria acadêmica na formação em/para a saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículo interprofissional em saúde

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Geovannia Mendonça Santos
Sylvia Helena Souza da Silva Batista

Resumo

Introdução: Este artigo teve origem na pesquisa “Monitoria na universidade: um estudo no âmbito de um currículo interprofissional em saúde — experiências de estudantes do campus Baixada Santista”. O referencial teórico foi constituído pelo diálogo com a literatura sobre a monitoria na universidade, bem como com o eixo conceitual de habitus de Pierre Bourdieu. Objetivo: Discutir a monitoria desenvolvida na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Baixada Santista, como potencial espaço de formação em/para a saúde a partir das percepções dos discentes sobre a experiência de ser monitor dentro da proposta de um currículo interdisciplinar e interprofissional. Métodos: Os dados foram produzidos a partir da aplicação de questionário a 41 monitores e submetidos à análise de conteúdo do tipo temática. Resultados: A monitoria contribui para o desenvolvimento pessoal do monitor, superando atitudes e posturas frente ao cotidiano acadêmico e ampliando as possibilidades de inserção nas experiências profissionais. Conclusão: O estudante que se predispõe a desempenhar a função de monitor dentro da proposta curricular do Campus Baixada Santista se depara com situações que o preparam para a prática em saúde na perspectiva da interprofissionalidade, da diversidade, do trabalho em equipe e da troca de saberes.

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Como Citar
Santos, G. M., & Batista, S. H. S. da S. (2015). Monitoria acadêmica na formação em/para a saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículo interprofissional em saúde. ABCS Health Sciences, 40(3). https://doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.796
Seção
Artigos Originais

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