A formação acadêmica do fisioterapeuta para sua atuação na gestão em saúde

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Carla Regina Soares Costa
Erik Montagna

Resumo

Introdução: A formação do profissional fisioterapeuta declara em suas diretrizes a necessidade de preparar o egresso para desempenhar funções de gestor. Entretanto, não define com clareza qual a natureza dessa atuação, tampouco prescreve ou recomenda componentes curriculares para tanto. Objetivo: Verificar nos cursos de fisioterapia mais bem colocados segundo índices oficiais de desempenho quais abordagens eram utilizadas para essa demanda. Métodos: Por meio da análise de ementas e currículos dos dez melhores cursos de fisioterapia segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), foi feito um levantamento das iniciativas declaradas em documentos oficiais que atendessem às demandas das Diretrizes Curriculares para fisioterapia. Resultados: Mostraram que apesar da clara indicação nas diretrizes, não existe de forma organizada e sistematizada o assunto “gestão” em disciplinas, módulos ou unidades didáticas. Conclusão: Tal fato revela o descompasso entre o declarado em documentos oficiais e o que é praticado em cursos considerados modelo segundo o IGC.

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Como Citar
Costa, C. R. S., & Montagna, E. (2015). A formação acadêmica do fisioterapeuta para sua atuação na gestão em saúde. ABCS Health Sciences, 40(3). https://doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.804
Seção
Artigos Originais

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